domingo, 1 de junho de 2014

Novidades nas 2 rodas - Honda PCX 150

No começo tudo é lindo! Brinquedo novo!


A coitada da bike tá encostada, quando dava pra pedalar, chovia, quando não dava fazia sol... enfim. E quando dava e fazia sol, peguei uma gripe animalesca!

Andar de moto mudou minha vida de uma maneira bastante positiva, pois inicialmente pensava na moto como um meio de transporte mais eficiente para o trabalho, e só. Ficava enfurnado em casa pois o trânsito em Sampa não tem mais dia nem hora.
Depois que fiz meu primeiro passeio, fiz vários outros, e isso aumentou, e muito, meu círculo de amizades. É muito bacana estar reunido com essa galera que curte passear de moto, não importa que moto seja, cada semana um amigo novo, lugares novos, e muitas risadas!

Eu ainda estava me incomodando com a City pra andar na cidade, minha inexperiência aliada à altura do banco e o peso dela me atrapalhavam para manobras em baixa velocidade. Mas gosto MUITO dela na estrada e em vias de trânsito mais rápido.
E a Honda lança a PCX 150, hummm interessante, começo a acompanhar mais de perto.
Nos grupos de moto do Facebook que acompanho, burburinhos, até que acho um grupo da PCX, e ela mal tinha sido lançada. Grupo PCX Clube Brasil.
Como ela nem tinha chego às lojas, os posts eram mais simples, o que acontecia lá fora, as modificações...só que vi que um pequeno grupo de São Paulo (10 pessoas), foi convidado a fazer um test ride dela lá na pista de provas da Honda em Indaiatuba. Postaram vídeos, primeiras impressões, etc.
Até que finalmente a data de chegada nas lojas é anunciada, esse mesmo grupo conseguiu parceria numa concessionária e seriam os primeiros a comprar o primeiro lote que chegasse.
Continuo acompanhando e começo a ver que estão cobrando ágio e a fila de espera está passando dos 30 dias. E faço um simples comentário: " Putz, se continuar assim só vou comprar a minha no final do ano!". Poucos minutos depois, o "dono" desse grupo do FB me manda uma mensagem dizendo que um dos componentes (daqueles 10) não vai poder comprar a PCX pq a carta de crédito dele do consórcio está vinculada à outra concessionária e se eu não queria entrar no lugar dele.
Uma oportunidade dessas, eu não poderia perder! Fui na mesma semana (23/05) na CC e fiz a reserva!
A semana do feriadão (Corpus Christi) chegou e como eu já tinha marcado viagem (sairia de Sampa na terça) não iria retirar a moto naquela semana, ainda bem, porque houve um erro de cadastro do código da PCX no Detran e ninguém estava conseguindo fazer seguro nem licenciar a moto e as entregas foram suspensas.
Feriadão acabou, segunda-feira é um dia pesado pra mim, não dá tempo pra nada além de trabalhar. Na terça ligo na CC pra perguntar quando vou poder retirar a moto, e pra minha alegria, ela estaria pronta na sexta! Já começo a cotar o seguro e deixar tudo pronto.
Finalmente chega a sexta-feira (07/06)! Ligo na CC de manhã pra confirmar e o vendedor me dá o ok, que as 15h posso ir lá.
Chegando lá, vejo a Priscila que também ia retirar a sua, o Edson que é o dono do grupo e está acompanhando as entregas, o Ronaldo que tinha pego a dele no dia anterior. Todos animados! O Ricardo chegou logo depois, ia retirar a dele tb.
Uma a uma as motos foram entregues, e ficamos todos lá esperando, conversando, até que nós 3 estivéssemos devidamente montados em nossos novos brinquedinhos.
E saímos os 5 em comboio, em direção a um posto de gasolina pq a CC entrega a moto só com um cheiro no tanque. Mas logo que paro na porta da CC pra sair... a moto morre, como assim? O que eu fiz de errado? Daí me lembro do Idling Stop que desliga o motor quando a moto para por mais de 3 segundos e que volta a ligar logo que se aciona o acelerador... por via das dúvidas, dou um toquinho no acelerador e ela volta à vida! Ok, então tá tudo certo.
Depois de abastecidos decidimos ir até um local no Planalto Paulista que serve empanadas, para comemorarmos... só que estávamos na hora do rush de sexta feira! E a CC é na Lapa. Daí comecei a ter calafrios pois teríamos que trafegar pelos corredores da Av Paulista.

Eu tô lá no fundo, a única PCX vermelha

Impressionantemente a PCX parece uma bicicleta no trânsito, passa fácil nos corredores e serpenteia com uma facilidade que eu jamais conseguiria com a Citycom.
O motor é muito silencioso, e o silêncio aumenta ainda mais quando se para no semáforo e a moto "morre" (não tenho definição melhor, a sensação é essa mesmo, o motor morre), e além da sensação auditiva, tem a corporal pq a vibração tb cessa. Conversar com os amigos foi engraçado pq a gente não precisava gritar, a gente se ouvia sem aumentar o tom de voz, muito chique isso! Mas como "mágica" basta girar o manete do acelerador para ela sair em disparada. Por conta dessa tecnologia ela não tem aquele barulho característico do motor de partida quando se liga a moto, é algo instantâneo, como ligar um liquidificador.
Os faróis são ótimos, os freios também.
Ela demora mais que a City pra ganhar velocidade, as acelerações são suaves, a City é mais bruta.
Manobrar na rua foi o paraiso, posso ilustrar assim a City é um Focus e a PCX um smart.

Depois do período do "começo de namoro"...


8 meses depois e tenho vontade de jogar a PCX do viaduto!
Não tenho do que reclamar da manobrabilidade dela e da agilidade em trafegar no trânsito louco de Sampa, isso continua igual, mas...
Banco, suspensão e pneus são um horror!
O banco é forrado com um material que escorrega, cada toque no freio você escorrega pra frente, tenho que ficar andando e me reposicionando, tem um "cocoruto" no banco que te limita a se acomodar melhor e ele fica muito pra frente, se eu conseguisse sentar 3,0 cm pra trás já iria melhorar a postura. E a espuma é dura, quase inexistente!
A suspensão traseira é curta (como em todo scooter), mas é dura em excesso e não tem nenhuma regulagem! Com o asfalto Off Road de Sampa é como ficar sentado num touro mecânico, eu piloto poucos km por dia, mas minha coluna está despedaçada! A Citycom também me dava dor na lombar, mas só depois de muitos km pilotando, a PCX tritura minha lombar depois de 15 minutos!
Os pneus são perigosos na chuva, parece que têm sabão, escorregam com uma facilidade impressionante!
Para torná-la mais usável, teria que investir mais de R$1000 reais em melhorias, e sinceramente, não sei se vale.
Um amigo resolveu vender a PCX dele e anunciou o amortecedor Cmotos e o banco confort separado... acabei comprando! Vamos ver se agora vai!
Banco trocado, amortecedores tb... interessante, tá mais macia, a dor na coluna diminuiu um pouco.
Mas a alegria durou pouco, realmente scooter é incompatível com minha coluna, ainda mais nesse nosso asfalto lunar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.