terça-feira, 4 de novembro de 2014

Yamaha XTZ Crosser 150 - finalmente 1000km

Ainda não coloquei a motoca na estrada, por isso demorei tantos "séculos" pra alcançar os 1000km e fazer a primeira revisão! Até que enfim acabou o amaciamento chato!
O valor seguiu o preço da tabela da própria cc e com desconto por ter feito a revisão na cc onde foi comprada - não achei barato, a primeira da PCX saiu muito mais barata (algo em torno de 30%) e a moto foi lavada. Na Yamaha foi mais cara e a moto foi entregue sem lavar.
Com a crise de abastecimento de água eu não estou lavando a moto, nem mandando lavar, ou seja, ela entrou marrom na cc e saiu marrom.
Como estou utilizando somente na cidade, e meus trajetos são curtos e eu não saio todos os dias com ela, foi um verdadeiro tormento chegar nos 1000km!

Abasteci com álcool pela primeira vez logo após o tanque esvaziar depois da primeira revisão, eu não tinha feito isso antes pois estava fazendo muito frio, e eu temia que ela ficasse ruim pra pegar de manhã. Coloquei álcool aditivado da Shell, e devia ter ainda uns 5l de gasolina no tanque.
Não senti diferença na tocada, nem nas respostas, mas senti que ela titubeia um pouco até que o motor esquente, como eu saio de casa já numa subida, consegui sentir bem as "engasgadas".

O consumo piora um pouco, fez 32km/l ante os 38km/l com gasolina. Sinceramente não sei se volto a colocar álcool novamente.

Apesar de ler alguns relatos de outros proprietários de que os raios das rodas estão quebrando, os da minha estão 100%.

Me acostumei com os freios (como já havia relatado), mas não confio neles, comprei um aeroquip (condutor de malha de metal que leva o fluido de freio pra roda), só não tive tempo de levar pra instalar, vamos ver se melhora. A roda traseira trava com uma facilidade grande - mas isso é resquício de pilotar scooter, depois de derrapar algumas vezes, aprendi na porrada a redosar a divisão de frenagem e inverter a ordem - como scooter tem a massa concentrada na roda traseira, segundo aprendi e sempre funcionou, aciona-se o traseiro antes do dianteiro... fiz isso na moto e a traseira travou e derrapou, por sorte mantive o controle em todas as vezes que isso aconteceu.

Ainda não existe cavalete central pra ela, isso faz falta, precisei comprar um cavalete eleva moto pra poder fazer a manutenção da corrente. Cheguei a escrever pra Chapam preguntando sobre a possibilidade de desenvolverem um, mas a resposta foi: "Não temos".

Alguns acessórios já começaram a surgir - slider e protetor de motor, mas não sei se colocaria um protetor numa moto com motor tão pequeno, o slider, talvez.

Agora que já me habituei com as marchas, o que posso dizer sobre elas é o seguinte: as 3 primeiras são curtas, tanto que, na maioria das vezes, eu acho que estou em 2ª, mas estou em 3ª, já saí em 2ª várias vezes; numa avenida de velocidade mais alta e com topografia variável (av Rubem Berta - 23 de Maio), eu quase não engato a 5ª marcha pois a moto perde bastante força na subida, e pra manter a agilidade, o motor precisa estar sempre "cheio" (acima de 6000 rpm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.