segunda-feira, 1 de outubro de 2012

01/10 - Após alguns acidentes...

Foi uma semana um tanto quanto traumática!
Eu teria aula na 5ª e 6ª feiras... pois é, teria. Estava dando aulas, quando a auto escola me telefona, avisando que as aulas seriam suspensas pois o instrutor acabara de sofrer um acidente de moto e estava no hospital.
Caraca, e eu na "lida" pra tirar a habilitação pra moto!
Apesar do acontecido não achei tão ruim assim, pois estava muito frio e chovendo! Precisamos ver o lado "bom" de alguns acontecimentos.
Na 6ª feira, meu irmão também sofre um acidente de moto na Av. dos Bandeirantes, o motorista de um carro que se viu "entalado" entre 2 caminhões, resolveu sair, sem dar seta, nem olhar se dava, pegou meu irmão em cheio... o que acontece com grande parte dos motoristas que acham que estão sozinhos no universo?!
Por um "milagre", apesar de ser jogado pra fora da moto e cruzado as 3 pistas da Av. dos Bandeirantes, ele só quebrou uma costela, e o mais impressionante disso é que era a hora do rush da manhã! Tem horas que só por DEUS mesmo! Por isso acho que quando chega a hora não há como impedir!
A moto ficou destruída, a porta do carro bem detonada.
O excesso de segurança na pilotagem faz com que corramos mais risco... isso é um perigo! O perigo são os outros! 2 pilotos experientes se acidentaram por causa dos outros! Retrovisor e seta deveriam apodrecer por falta de uso em alguns carros!
O Brasil seria um país melhor se houvesse RESPEITO mútuo! Maldita lei de "Gérson" que impera nesse país que faz com que o brasileiros se tornem egoístas, oportunistas (no mal sentido) e hipócritas.
Mas nada disso me tirou a vontade de prosseguir com o processo de tirar a habilitação, ainda mais que entregaram a Batmoto no sábado de manhã! É entregaram, pois eu não tinha como retirá-la da Concessionária.
Feitas as devidas apresentações de funcionamento, travas, etc, fui manobrar a máquina... quase tive um treco! Estou acostumado com as CGs da auto escola que são peso pluma, comprei um scooter que pesa 180kg (Citycom 300i), minha garagem tem uma leve inclinação, e a moto será estacionada nos fundos.
Consegui manobrar para entrar de ré, mas no meio do caminho não tive pernas, só encosto as pontas dos pés no chão, tive que descer e empurrar! Foi um suador danado!
Com ela posicionada no lugar, fui tentar colocá-la no cavalete...não consegui! O cara que me apresentou a moto fez isso com tanta facilidade... acabei deixando-a no apoio lateral.
Após o almoço, peguei a caixa de ferramentas pra começar o processo de personalização e após MUITO esforço, consegui colocá-la no cavalete!
Você deve estar pensando: Por que um novato foi comprar uma moto tão pesada?! Não tem nada na cabeça?!
Pois é, foi um longo processo de pesquisa! Não é só pensar na grana disponível pra comprar, tem que ver seguro, dirigibilidade e direcionamento de uso. Pensei nas motos pequenas de 125 a 150cc, mas são as mais roubadas! O seguro chega a ser quase 50% do valor da moto! O risco de ir pro trabalho com ela e ficar a pé no meio do caminho, pois te roubam, é enorme!
Daí comecei a pesquisar os scooters, bancos confortáveis, câmbio cvt e menos visados pra roubo. São vários modelos, só que me deparei com as micro rodas da grande maioria e todos os reviews dos modelos que gostei citavam esse ponto como negativo, além de outras matérias que criticavam essa rodas pequenas na buraqueira do asfalto de SP. E encontrei a Lead, com rodas um pouco maiores... e só li críticas a respeito do limitador de velocidade, não que eu queira correr, mas pretendo, mais pra frente, fazer viagens curtas... imagine tentar ultrapassar um caminhão numa estrada com limite de 110km/h e a moto limitada a 90km/h!
Após essa frustração, fui pesquisar os scooters maiores, mas o preço e o tamanho delas me fizeram mudar de idéia! Quase o preço de um carro popular básico!
Então encontrei o Citycom 300i, que fica no meio entre os pequenos e os maiores, tanto em tamanho, quanto em preço, rodas de 16 polegadas. E no processo de pesquisa encontrei um forum só de proprietários: http://citycom.forumeiros.com/
E após ler boa parte dos tópicos, fiz minha decisão. Ele atende todos os requisitos, dá pra usar tranquilo na cidade, dá pra pegar estrada, é confortável, o valor do seguro é bem aceitável e estava dentro do valor que eu podia pagar. No dia 22/09, fechei a compra de um preto fosco (na verdade é grafite fosco).

Voltando... o processo de personalização da Batmoto não terá nada radical. Envelopar o paralama dianteiro e o protetor de escape com adesivo vermelho fosco. Colocar frisos de borracha vermelho fosco nas laterais e frisos refletivos vermelhos nas rodas. Incrementos na iluminação, lâmpadas de LED no freio, lanterna, luz da placa e faroletes (queria colocar nos piscas mas tem que colocar um relê e eu não entendo NADA de elétrica). Colocar lâmpadas mais potentes nos faróis. Instalar breaklight no bauleto.
Comecei por envelopar o protetor de escape e o paralama dianteiro. O protetor de escape até que foi... mas o paralama me deu uma SURRA, não dá pra fazer sozinho, tive que pedir ajuda, e mesmo assim ficou cheio de bolhas, furei boa parte com agulha, mas ainda sobraram várias!
Instalei os frisos, como existe uma curva muito fechada, tive que esquentar o friso com secador de cabelo pra ele ficar direito, pois sem esquentar ele ficava descolando.
Cortei frisos finos de adesivo e instalei no escudo frontal pra criar uma conexão do paralama com a frente.
Instalei as lâmpadas dos freios e lanternas e a luz da placa.
As lâmpadas dos faróis devem chegar essa semana, pra trocá-las tem que desmotar TODA a frente!
Assim que ela tiver toda pronta coloco uma foto.
A moto original é assim:
 Hoje as aulas de moto voltaram, o instrutor está inteiro, não quebrou nada... que bom!
Uma hora de aula é bem sossegado de fazer, fiz poucas cacas, obviamente, depois de vários dias sem dirigir uma moto, perdi a mão do acelerador, mas logo retomei o controle. O que me impressionou foi a quantidade de pessoas tirando habilitação de moto, eu demorava mais tempo esperando pra entrar no circuito do que fazendo ele! Mas amanhã, serão 3 horas seguidas! E depois vou dar aula até as 22h30, será uma terça feira looonga e exaustiva!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.